EMPRESARIAL

Copom define a nova taxa Selic

Em reunião em Brasília, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central iniciou as tratativas para definir a taxa básica de juros, a Selic. Com a nova decisão, a taxa baixou para 3%. Anteriormente, ela estava em 3,75% ao ano.

Conforme as projeções das instituições financeiras consultadas pelo Banco Central, era previsto uma redução de 0,50 percentual, ou seja: a queda foi ainda maior e atingiu o menor nível da história.

Com dois dias de encontro, foram realizadas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas das economias brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro, no primeiro momento. No dia seguinte, os membros do Comitê de Política Monetária, que é formado pela diretoria do Banco Central, analisaram as possibilidades e definiram a Selic.

Diariamente, o Banco Central atua por meio de operações de mercado aberto, comprando e vendendo títulos públicos federais, para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião.

A Selic serve de referência para os demais juros da economia, sendo a taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.

Fonte: Agência Brasil.    

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.