EMPRESARIAL

Governo aumenta projeção de crescimento do PIB para 2020 no Brasil

O Governo Federal aumentou a projeção para o crescimento da economia para 2019 e 2020. A estimativa do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país) de 2019 foi revisada de 0,90% para 1,12%. Para 2020, a previsão é que o PIB tenha expansão de 2,40%, ante a previsão de 2,32%.

O aumento ocorreu por conta dos indicadores de atividades, que apresentam resultados acima da expectativa de mercado, principalmente nos setores de serviços, comércio e construção civil. A liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi fundamental para estimular a economia.

O Ministério da Economia destaca ainda que há um crescimento na criação de empregos formais, o que, historicamente, leva a uma aceleração na previsão de crescimento do PIB. De acordo com a pasta, uma das fontes importantes para o aumento da atividade e da produtividade foi a expansão consistente do crédito livre (em que os bancos têm autonomia para emprestar o dinheiro captado no mercado e para definir as taxas de juros) às famílias e às empresas, que é alocado para investimentos com maior retorno.

Fonte: Agência Brasil

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.