EMPRESARIAL

Diferença entre sócio e acionista


O Brasil é um país com um elevado número de investidores. Por isso, é importante compreender todas as nuances e diferenças entre sócio e acionistas. Primeiro, é necessário compreender que existem diversos tipos de sociedades no Brasil, sendo as mais comuns as sociedades anônimas (SA) e as sociedades por cotas com responsabilidade limitada, também conhecidas como sociedades limitadas (LTDA).

As sociedades limitadas possuem sócios listados no quadro societário e têm o seu capital social dividido em quotas. Por sua vez, as sociedades anônimas possuem acionistas e o seu capital social é dividido em ações. Por isso, o termo ‘acionista’ deve ser utilizado para as sociedades anônimas e o termo ‘sócio’ para as sociedades limitadas.

Apesar da organização operacional ser praticamente a mesma entre sociedade limitada e sociedade anônima, o mesmo não se pode dizer quanto ao modelo contábil e quanto à regulamentação aplicável. Mas o que importa destacar é a principal diferença entre as LTDA e as SA, a qual está, sobretudo, relacionada à questão da responsabilidade dos sócios ou dos acionistas. Entenda-se que nas sociedades anônimas as responsabilidades dos acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas e, o patrimônio pessoal do acionista não pode responder por dívidas da sociedade, por exemplo.

Já nas sociedades limitadas, apesar da responsabilidade dos sócios ser também limitada ao valor das quotas integralizadas, na prática, o patrimônio pessoal do sócio pode, em determinadas circunstâncias, ser exposto a processos trabalhistas e dívidas fiscais.

Fonte: Eqseed

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.