EMPRESARIAL

As principais dificuldades dos pequenos empresários brasileiros

Uma pesquisa feita pelo Sebrae, com o objetivo de levantar o perfil dos empresários donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), mostrou que para 24% dos empreendedores, conquistar clientes e vender mais é uma das maiores dificuldades para quem quer abrir o próprio negócio. A alta carga tributária também foi apontada pelos empresários como um dos obstáculos para os negócios. Um em cada três empreendedores admitiu ter atrasado o pagamento de algum imposto.

Entre outras dificuldades identificadas pela pesquisa, apareceram a mão de obra, inadimplência, problemas para conseguir crédito e controlar ou gerenciar o dinheiro da empresa. O acesso ao crédito ainda é um ponto de fragilidade para as micro e pequenas empresas, mas que começa a mudar com a criação e expansão da Empresa Simples de Crédito pelo país. Com dinheiro no caixa, o dono do pequeno negócio ganha fôlego para investir em ações de marketing para também atrair mais clientes.

Mais da metade das pessoas ouvidas (52%) admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira, enquanto 47% afirmam que precisam de qualificação na área de propaganda e marketing e 44% enfrentam ainda dificuldade com a gestão das redes sociais da empresa. Saber atender melhor o cliente e buscar orientação para a obtenção de crédito ou empréstimo é a carência apontada por 42% dos entrevistados.

Fonte: Exame

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.